O vereador João Erlandrice Correa Machado “Baré do Goibada”, apresentou na sessão ordinária realizada no dia 09 de maio de 2025, Projeto de Resolução Nº 004/2025, que institui o Programa “Câmara Qualifica” que visa qualificação profissional a ser executado pela Câmara Municipal de Curralinho.
O objetivo do vereador Baré do Goibada é oportunizar aos jovens do município formação profissional através de cursos que podem ser administrados por escolas técnicas ou outras instituições que trabalham com cursos de formação profissional, como o SESC –SENAC, SENAI, IFPA, SEBRAE, entre outros.
A execução do programa se dará ns dependências da Câmara, no período letivo anual, com a possibilidade de formação de até três turmas simultâneas, respeitando a capacidade física e técnica disponível. O ingresso aos cursos será gratuito, e prevê uma ampla divulgação através das redes sociais e dos veículos de comunicação do município.
O Projeto foi discutido recebendo aprovação unanime dos vereadores presentes, por preencher uma lacuna importante, que é a formação e qualificação de jovens e de qualquer pessoa que pretenda participar, já que será aberto.
O presidente Marlon Novaes da Silva convocou a vereadora Jhennifer Nathalie Valente Pinheiro para ler o Projeto de Lei Nº 001/2025 propondo a denominação de “Irma Alberta Girardi”, a Ala Pediátrica do Hospital Municipal, e na sequencia a relatora da Comissão de Redação e Justiça vereadora Girlene Cirino para apresentar o relatório da referida comissão, que se manifestou favorável a sua aprovação. Cessada a discussão o presidente através de voto individual colocou em votação, sendo aprovada por unanimidade.
O segundo Projeto de Lei que foi aprovado, de autoria do vereador Marlon Novaes, que garante a gestante a possibilidade de optar pelo parto cesariano, a partir da trigésima nona semana de gestação, bem como a analgesia, mesmo quando escolhido o parto normal.