A terceira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Curralinho realizada no dia 14 de março, foi uma das mais longas que se tem informação, começando no horário regimental, as 09h00min, se prolongando até as 14:00hs, com o tempo regimental estendido para que os vereadores tivessem espaço para defender os proposições que estavam na pauta, que teve Projetos de Lei; Decretos Legislativos e Resolução, apresentadas no decorrer da sessão.
As matérias todas relacionadas as mulheres, com a vereadora Jhennifer Nathallie Valente Pinheiro apresentando Projeto de lei nº 004/2025, propondo a denominação da Ala Pediátrica do Hospital Municipal Apolônia Ferreira Ribeiro, de Irmã Alberta Girardi, em homenagem a freira Orionita que trabalhou em nosso município, desenvolvendo um grande trabalho em favor das crianças.
O presidente da Mesa Diretora vereador Marlon Novaes apresentou dois Projetos de Lei, o de número 005/2025, que garante a gestante a possibilidade de optar pelo parto cesariano a partir da trigésima semana de gestação, bem como a analgesia, mesmo quando escolhido o parto normal.
No Projeto de Lei nº 006/2025, o vereador Marlon Novaes propõe o impedimento a nomeação pela administração pública direta, e indireta, de pessoas condenadas por violência domestica e familiar contra a mulher no município de Curralinho.
O prefeito Cleber Edson Rodrigues dos Santos, encaminhou o Projeto de Lei nº 007/2025, em caráter de urgência, solicitando autorização da Câmara Municipal de Curralinho para a doação de área localizada na estrada Transpiriá, entre a vicinal do Aeroporto e Avenida Jarbas Passarinho, objetivando a construção de 100 (cem) unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida”.
A Mesa Diretora apresentou a Resolução nº 001/2025, que dispõe sobre a criação da Procuradoria da Mulher no âmbito da Câmara Municipal de Curralinho e Decretos Legislativos, concedendo o título de “Honra ao Mérito” e criança Lyz Maia Machado, e a professora Maria Nancy Nunes de Matos.
Durante a apresentação das honrarias a emoção tomou conta dos presentes, pela luta que ambas travam para superar problemas de saúde, a criança Lyz Maia Machado, filha do vereador João Erlandrice Corrêa Machado , é a sua principal incentivadora, sendo por isso, segundo ele, a responsável por toda a sua luta e para tal dedicou a Lyz o seu mandato de vereador.
A professora Maria Nancy Nunes de Matos dedica a sua vida a educação e aos estudos, desempenhou durante anos a função de professora e posteriormente de diretora da Escola Estadual Prado Lopes, aposentou-se, e atualmente encontra-se de licença para tratamento de saúde, já que continua trabalhando pelo município, sendo também autora de três livros, um sobre a Assembleia de Deus em nosso município e os demais sobre a história de Curralinho.
- VEREADORA NATHALLIE NUNES, NA TRIBUNA
- AUDITÓRIO DA CÂMARA MUNICIPAL
- PRESIDENTE DR. MARLON NOVAES, APRESENTANDO DECRETO LEGISLATIVO
- VEREADORA CINTIA ANDRADE OCUPANDO A TRIBUNA
- VEREADORA NATHALLIE NUNES APRESENTANDO PROJETO DE LEI
- VEREADOR SEBASTIÃO NOGUEIRA OCUPANDO A TRIBUNA
- VEREADORA GIRLENE CIRINO, OCUPANDO A TRIBUNA
- VEREADOR RICARDO RODRIGUES FALANDO DA TRIBUNA
- VEREADORA LILIAN GAIA, FALANDO DA TRIBUNA DA CÂMARA
- VEREADOR EVANDRO PEREIRA NA TRIBUNA DA CÂMARA
- LYZ E SUA MÃE LEIA
- VEREADOR BARÉ DO GOIABADA, OCUPANDO A TRIBUNA
- LYZ E SEU PAI VEREADOR BARÉ DO GOIABADA
- LYZ RECEBENDO TÍTULO DE HONRA AO MÉRITO