LDO é apresentada ao Plenário e encaminhada as comissões na reunião ordinária de hoje

0

A Câmara municipal de Curralinho realizou hoje, sexta-feira, 23 de abril de 2021, sessão ordinária, com as presenças dos vereadores, Ricardo dos Santos Rodrigues (PMN); João Baratinha Nogueira (PT); Jhennifer Nathallie Valente Pinheiro (PROS); Odinéia Rodrigues Tavares (PSD); Lilian Regina Costa Pureza (MDB); Manoel Domingos Rodrigues de Lima (MDB) e Walter da Silva Oeiras (PROS).

No Pequeno Expediente a presidente deu conhecimento de pedido de providência encaminhado pelo Movimento Mulheres Livres de Curralinho, contra as atitudes do vereador Marcilei Freitas, que está com prisão preventiva decretada  pela justiça acusado de violência domestica. 

No Grande Expediente a presidente da Mesa Diretora vereadora Odinéia Rodrigues Tavares, solicitou ao Primeiro Secretário, vereador João Baratinha Nogueira que fizesse a leitura do ofício de encaminhamento e posteriormente da apresentação do Projeto de Lei nº 004/2021 de autoria do Poder Executivo que estabelece as Diretrizes orçamentárias da prefeitura municipal de Curralinho para o ano de 2022 – LDO, que foi encaminhada para as comissões permanentes para a tramitação e emissão de parecer.

Na sequencia o vereador Ricardo dos Santos apresentou requerimento solicitando a presença de um núcleo de Segurança Pública na Vila Recreio do Piriá, justificando a sua proposição, Ricardo falou do aumento do numero de casos de roubos e furtos na Vila, que vem tirando o sossego dos moradores que não podem se ausentar de suas casas com medo da ação dos malfeitores.

A vereadora Lilian Regina Pureza requereu a implantação de sistema de coleta de lixo para a Vila Recreio do Piriá, justificando o tamanho da vila e o número de habitantes que gera um grande volume de resíduos que acabam sendo descartados em locais impróprios, com grande parte despejado no rio, causando danos ao meio ambiente e a saúde da população.

A vereadora Nathallie Pinheiro solicitou ao poder executivo esclarecimento a respeito dos pagamentos de funcionários efetivos e temporários relativos ao mês de dezembro de 2021, que ficaram pendentes pela gestão anterior. A vereadora salientou que não só ela, mas também os demais vereadores são procurados para dar explicação sobre o não pagamento e por falta de informação, acabam não sabendo como responder, – “São pessoas que trabalharam e necessitam receber os seus salários, nos procuram e não sabemos responder, e peço encarecidamente ao senhor prefeito que nos dê informações para que possamos repassar aos nossos irmãos curralinhenses que sofrem com este problema”, falou a vereadora. Nas considerações finais foram apresentados dois requerimentos verbais, o primeiro pela vereadora Nathallie Pinheiro, solicitando em caráter de urgência a limpeza das ruas e valas da cidade e dos rios e igarapés do município. Em sua justificativa a vereadora falou que ao prestar socorro a uma pessoa que estava doente durante a madrugada, deparou com duas cobras na rua, e sobre os rios e igarapés, salientou que –“eles são as nossas ruas”,- e que a lei orgânica prevê as suas limpezas.O vereador João Baratinha reiterou o pedido de sessão especial para tratar sobre os recursos do precatório do FUNDEF, colocando a data de 30 de abril, para a realização da mesma. A presidente colocou os requerimentos em votação e ambos foram aprovados. 

Sobre a falta de médico cirurgião no hospital, a vereadora Nathallie falou que é de extrema necessidade, no que foi acompanhado pelos vereadores Ricardo Santos, João Baratinha e Walter Oeiras. A vereadora Lilian Regina Pureza falou que juntamente com a presidente vereadora Odinéia Tavares realizam constantes visitas ao hospital para saber de seu funcionamento, conversaram com pacientes, diretora do hospital e com o secretário de Saúde que falou que já contratou o médico que viria da cidade de Muaná, mas houve um imprevisto devido o agravamento do estado de saúde de sua filha.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade