A Câmara municipal de Curralinho, sob a presidência da vereadora Odinéia Rodrigues Tavares (PSD), realizou no dia 26 de fevereiro de 2021, a primeira sessão ordinária do primeiro período legislativo da 19ª Legislatura, que vai de janeiro de 2021 a dezembro de 2024. Estiveram presentes os vereadores: João Baratinha Nogueira – Partido dos – PT (Primeiro Secretário), Ricardo dos Santos Rodrigues – Partido da Mobilização Nacional – PMN – (Segundo Secretário), Walter da Silva Oeiras – Partido Republicano da Ordem Social – PROS; Jhennifer Nathallie Valente Pinheiro – PROS; Jedilson Carvalho de Jesus – PROS; Marcilei Freitas Barbosa – Partido Social Cristão – PSC; Jocele Bruna Andrade Peregrini Martins – Patriota; Manoel Domingos Rodrigues de Lima – Movimento Democrático Brasileiro – MDB e Amilton Antunes Machado – Partido Democrático Social – PSD.
Na primeira parte da sessão a mesa diretora deu conhecimento das correspondências recebidas durante a semana, com ênfase aos ofícios dos partidos indicando as lideranças. No grande expediente, foi realizada conforme prevê o regimento interno a eleição das comissões permanentes, feitas de comum acordo respeitando a proporcionalidade e representatividade partidária, ficando assim constituídas:
Finanças e Orçamento:
Presidente: Vereador João Baratinha Nogueira – PT
Relatora: Vereadora Jhennifer Nathallie Valente Pinheiro – PROS
Membro: Vereador Ricardo dos Santos Rodrigues – PMN
Justiça e Redação:
Presidente: Lilian Regina Costa Pureza – MDB
Relatora: Vereadora Jocele Bruna Andrade Peregrini Martins
Membro: Amilton Antunes Machado – PSD
Assuntos Sociais:
Presidente: Vereadora Jocele Bruna Andrade Peregrini Martins – Patriota
Relator: Marcilei Freitas Barbosa – PSC
Membro: Jedilson Carvalho de Jesus – PROS.
Na sequência foram apresentadas as proposições que estavam na pauta da reunião, com o vereador João Baratinha defendendo da tribuna os requerimentos 001 e 002, solicitando no primeiro requerimento a conclusão da obra de ampliação da escola Santa Luzia no Rio Pariacá, com duas salas e demais dependências, iniciada no mandato passado e feito somente em torno de 10% segundo ele, que será de grande importância a sua conclusão para atender a demanda de alunos daquela localidade que estuda no sistema multiseriado em apenas uma sala de aula.
Em seu requerimento o vereador pede a conclusão da Unidade Básica de Saúde – UBS, que está em construção na comunidade Piedade, obra do Governo Federal iniciada no mandato do prefeito Léo Arruda que está com 70%, com o vereador propondo ao prefeito que tente viabilizar a sua conclusão com parte de uma emenda parlamentar feita para o município pelo senador Paulo Rocha –PT. Em sua justificativa o vereador expõe a importância da UBS para o Rio Canaticu que tem mais de 7 mil habitantes.
O vereador Jedilson Carvalho de Jesus apresentou Pedido de Informação sobre o sistema de mobilidade urbana e o departamento de transito do município, se existem, e qual é a sua estrutura, já que atualmente o transito na cidade na zona rural não tem nenhum tipo de fiscalização, causando acidentes diários, alguns com vítimas fatais. O assunto foi discutido pelos demais vereadores e encaminhado ao prefeito para as providencias.
O vereador Ricardo dos Santos Rodrigues apresentou a Indicação 001, solicitando a construção de 04 quilômetros de ponte em concreto armado com instalação e implantação de iluminação pública na Vila Recreio do Piriá, o maior distrito do município de Curralinho. Ricardo expos as dificuldades enfrentadas pelos moradores da Vila devido a péssima condição da principal via de acesso, devido o mal estado da madeira e pela falta de iluminação pública.