Reunião Ordinária do dia 08 de outubro

0

A câmara Municipal de Curralinho realizou sessão ordinária no dia 08 de outubro de 2021, sob a presidência da vereadora Odinéia Rodrigues Tavares (PSD); Primeiro Secretário João Baratinha Nogueira (PT); Segundo Secretário Ricardo dos Santos Rodrigues (PMN) e dos vereadores Walter da Silva Oeiras (PROS); Jedilson Carvalho de Jesus (PROS); Manoel Domingos Rodrigues de Lima (MDB); Lilian Regina Costa Pureza (MDB); Elienai Amaral de Moraes (PSC) e Amilton Antunes Machado (PSD).

No Pequeno Expediente a presidência convocou o Primeiro Secretário vereador João Baratinha para ler as correspondências recebidas pela secretaria durante a semana, com destaque para requerimento  apresentado pelo deputado Wanderlan Quarema solicitando a criação de um programa de ações emergencial temporário  em apoio ao setor de turismo na ilha do Marajó em decorrência das restrições impostas ao setor pela Covid 19, prejudicando o setor com a perda de receita que levou muitos a falência aumentando a pobreza em nossa região, essas medidas seriam uma forma de compensar as perdas do setor.

A deputada Nilse Pinheiro solicitou através de moção, informações sobre os programas existentes no município de combate a violência contra a mulher.

No Grande Expediente a relatora da Comissão de Justiça e Redação vereadora Lilian Regina Costa Pureza apresentou relatório sobre o Projeto de Lei 001/2021, de sua autoria denominando Gunnar Vingren, a rua projetada entre a Travessa Quaresmão e Avenida Jarbas Passarinho, apresentando relatório pela aprovação do relatório, que foi confirmado pelo plenário a unanimidade. A Comissão de Justiça e Redação tem como presidente a vereadora Jocele Bruna Pelegrini Andrade Martins   e como membro o vereador Amilton Antunes Machado.

O vereador João Baratinha fez a leitura do Projeto de Lei nº 013/2021 – encaminhado pelo prefeito Cleber Edson dos Santos Rodrigues, que dispõe sobre a contratação de servidor por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, que após a leitura foi encaminhada as comissões permanentes para que seja analisada e dada o parecer no prazo regimental.

O vereador Jedilson Carvalho apresentou Indicação solicitando a abertura de estrada vicinal na Transpiriá ligando a partir do Antoni o Rio Aramaquiri, que segundo o vereador é viável e de grande importância para o desenvolvimento dos moradores das comunidades que serão beneficiadas com o acesso para escoamento da produção que hoje se perde ela dificuldade para trazer até a cidade por via fluvial. O vereador falou que a abertura será facilitada por já haver um pique aberto e com as máquinas que estão sendo adquiridas pelo município ele acha que num prazo de 15 dias de serviço será aberta.

O vereador João Baratinha falou da importância da abertura da estrada que apesar de ter um custo elevado, mas com o empenho do prefeito que tem como meta o aumento da produção rural e agrícola, visando o desenvolvimento do município saindo da situação atual de baixos índices de desenvolvimento humano.

O vereador Elienai Amaral falou da questão econômica que será gerada com a construção da estrada pelo alto custo do combustível para se deslocar até o Aramaquiri, que produz abacaxi, laranja, farinha e outras frutas pela fertilidade do solo.

O vereador Manoel Domingos Rodrigues de Lima apresentou Indicação solicitando a construção de um prédio escolar com recursos do FUNDEB na comunidade Santa Catarina ou em sua proximidade para substituir a escola que hoje funciona em uma casa alugada. O vereador em sua justificativa para a mudança do local seria em função da maioria dos alunos residirem do outro lado do rio e que em conversa com os pais de aluno que já se dispuseram em doar a área para a construção da escola. Os vereadores Walter Oeiras, Jedilson Carvalho, Ricardo dos Santos, Lilian Regina Pureza e Odinéia Tavares se manifestaram em favor da indicação de Manoel Domingos, já o vereador João Baratinha disse que é favorável a construção do prédio, mas contra a mudança de local. O vereador Amilton Antunes falou que é favorável a construção e que a discordância de local poderá ser resolvida com o diálogo entre vereadores e comunidade.

Considerações Finais

O vereador Walter Oeiras agradeceu aos diretores do ICMBIO Bruno Matoso e Fábio que lhe receberam em Itaituba e Santarém e doaram ao município de Curralinho um trator de esteira, um caminhão e um motor Agrale. O vereador agradeceu o apoio do prefeito que possibilitou a aquisição do maquinário e de outras conquistas citando a madeira que já está no município.  – “Fico feliz com a parceria que temos feito com o prefeito Cleber Edson nesses meses que tem proporcionado grandes conquistas pro município, dando condições para que eu possa viajar e representar o nosso município, deixo o meu agradecimento a ele, pela conquista que temos feito pra esse município, fruto de um trabalho que estamos construindo ao longo de quase um ano, é isso que vai nos fortalecer e a nos levar daqui a três anos a lutar por nossas reeleições a esta casa, como qualquer um de nós aqui nesta casa, que vem trabalhando indistintamente, O vereador Ricardo, o vereador Amilton, Jedilson,  vereador Barata, vereadora Lilian  a presidente, todos estão empenhados e isso me deixa satisfeito e motivado a continuar com essa parceria, e sei que são tiver parceria com o prefeito não dá certo, pois tudo depende do prefeito e ele tem mostrado que está disposto a ajudar, finalizando agradeceu ao prefeito com a certeza que do decorrer dos anos a parceria vai  continuar e vai dar certo,  falou o vereador Walter Oeiras.

O vereador Elienai Amaral enalteceu o trabalho da presidência e dos funcionários da casa que recebem a todos com atenção. O vereador parabenizou Walter Oeiras por seu trabalho e pediu a formação de uma comissão para ir ao governo do Estado pedir providencia e urgência na reforma da Escola Manoel da Vera Cruz Sá que está com suas atividades suspensas em decorrência da queda da torre do Navega Pará sobre a escola que ficou totalmente danificada, prejudicando os alunos que estão sem escola. O vereador apelou ao prefeito e secretário de Saúde sobre a casa de acolhimento em Belém, para que melhore o atendimento as pessoas que precisam daquele local por não ter para onde ir quando vão a tratamento médico.

O vereador Amilton Antunes falou sobre a Ação Itinerante realizada nos rios Mutuacá e Guajará, agradecendo a presença do prefeito, secretários e vereadores e em nome dos moradores daquelas localidades que ficaram felizes com os serviços ofertados, e aos professores que cederam os espaços para a realização da ação. Finalizando chamou atenção para a situação da ponte da Diana que teve o serviço de reforma iniciada no governo anterior e não foi concluído, se encontrando em péssimo estado, representando risco aos moradores.

A vereadora Lilian Regina agradeceu ao seu pai pastor Manoel Luiz, que acompanha as reuniões da Câmara sempre com o intuito de orientar os vereadores em seus pronunciamentos para que não cometam deslizes, e quando acontece está sempre pronto a dar uma palavra amiga. A vereadora agradeceu a presidente pela oportunidade de ter participado do Governo Itinerante pela oportunidade de ir as comunidades e conhecer suas realidades.

O vereador Ricardo Santos parabenizou a todos que estiveram na ação realizada nos rios Mutuacá e Guajará, justificando sua ausência pelos afazeres que teve na coordenação de serviços que estão realizadas no Rio Piriá, e da sede da Colônia Z 37 que está em fase de conclusão.

O vereador João Baratinha justificou a não apresentação do requerimento que trata sobre a mobilização de cadeirantes na cidade, mas que na próxima reunião será apresentado. Falou do problema que está acontecendo no município da falta de controle das festas e bares que funcionam sem horário causando problemas as igrejas, e representando risco de vida com pessoas dirigindo “rabudos” embriagados, fato que já causou acidentes fatais.

A presidente Odinéia Tavares falou da tristeza em decorrência do julgamento naquele dia do crime que tirou a vida de Leia Arruda, esperando que a justiça dos homens seja feita, já que a de Deus não falha.

Enalteceu o trabalho do Poder Legislativo no  Governo Itinerante realizado nos três dias nas comunidades São José da Povoação e Três Bocas, no Rio Mutuacá e na congregação Betel, no Furo do Maracati, Rio Guajará , destacando o trabalho realizado pelas secretarias de governo que fez 117 atendimento medico e 30 odontológico na Povoação; na comunidade Três Bocas 118 atendimento médico, e 40 odontológico e na Betel, 95 atendimento médico, 30 odontológico totalizando nos três dias 430 atendimentos foram realizados, destacando a Secretaria de Assistência Social pela distribuição das cestas básicas aos Quilombolas e a parceria da Colônia Z 37 que tem na presidência Assunção Cacau Novaes. Finalizando agradeceu a receptividade das pessoas por onde passou pela primeira vez e que acompanham as sessões da câmara através da radio São João FM, e ao prefeito Cleber Edson pelo trabalho que vem realizando.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade